Loading map...

Loading

pasteis_bbc_pasteis__1

Pastéis de Belém

Em 1837, inicia-se o fabrico dos “Pastéis de Belém”, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do Mosteiro.

bbc_jeronimos_2

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI, atualmente património Mundial da UNESCO e principal bastião do Manuelino (Gótico Português).  

pasteis_bbc_jeronimos

Padrão dos Descobrimentos

Concebido por Cottinelli Telmo e pelo escultor Leopoldo de Almeida foi um monumento emblemático da exposição Mundo Português. Miradouro, auditório e salas de exposições.

pasteis_bbc_torre_de_belem

Torre de Belém

Fortificação construída estrategicamente na margem norte do rio em 1520, numa época em que o país era uma potência global. A Torre de Belém é uma das jóias da arquitetura do reinado de D. Manuel I, atualmente património Mundial da UNESCO.

pasteis_bbc_palaciodebelem

Palácio de Belém

Construído em 1559, atualmente é a residência oficial do Presidente da Republica.

pasteis_bbc_ccb

Centro Cultural de Belém

Abriu como centro cultural e de conferências em 1993, destacando-se no seu programa a música, artes teatrais e fotografia. Tem também o  museu de Berardo com uma colecção de peças datadas de 1937 até aos nossos dias.

pasteis_bbc_museu_eletricidade

Museu da Electricidade

O museu apresenta nos seus espaços, o passado, o presente e o futuro das Energias, num conceito de Museu de Ciência e de Arqueologia industrial.

pasteis_bbc_cordoaria

Cordoaria Nacional

Alberga várias exposições ao longo do ano como por exemplo a exposição Bienal de Antiguidades que inclui tapeçaria, mobiliário, pintura ou porcelanas. O edifício está classificado como Monumento Nacional.

bbc_estadio_do_restelo

Estádio do Restelo

Complexo desportivo, de várias modalidades, como o andebol, basketball, futebol, atletismo, rugby. Na sala de troféus poderá contemplar os triunfos e a história deste clube secular.

bbc_fundacao_champalimaud

Fundação Champalimaud

O Centro de Investigação para o Desconhecido da Fundação Champalimaud é um projeto de autoria do arquiteto goês Charles Correa. O objetivo da Fundação é promover a investigação científica na área da biomedicina.

pasteis_bbc_parque_dos_moinhos

Parque Urbano dos Moinhos de Santana

Distingue-se pela presença de dois antigos moinhos com uma vista deslumbrante sobre a cidade e o Tejo, destinado ao recreio e estadia.

pasteis_bbc_igreja_da_memoria

Igreja da Memória

Construída em memória do atentado sofrido por D. José I. Trata-se de uma construção barroca com características neoclássicas, que se impõe pelas linhas equilibradas e harmoniosas, sendo coroada por um zimbório.

pasteis_bbc_ermida

Ermida de São Jerónimo

Construída em 1514 nos terrenos da cerca do Mosteiro de Santa Maria de Belém. Classificada como Monumento Nacional atualmente, está integrada na Paróquia do Restelo, podendo ser visitada por marcação.

Monumento 1ª Travessia do Atlântico

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil.

pasteis_bbc_palacio_ajuda

Palácio Nacional da Ajuda

Antigo palácio real e monumento nacional é hoje um magnífico museu e o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva de um modo fidedigno a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, nomeadamente os aposentos dos monarcas e a sala de trono.

pasteis_monumento_ao_combatente

Monumento aos Combatentes do Ultramar

Obra do escultor João Antero de Almeida e de um conjunto de arquitectos, Francisco José Ferreira Guedes de Carvalho, Helena Albuquerque e Sidónio Costa Cabral, este memorial “Aos Combatentes do Ultramar” viu lançada a sua primeira pedra em 12 de Maio de 1993, tendo sido inaugurado em 15 de Janeiro de 1994.

pasteis_bbc_museu_da_etnologia

Museu Nacional de Etnologia

O acervo do Museu Nacional de Etnologia reúne um total aproximado de 40.000 objetos oriundos de diversas partes do Mundo, embora as coleções mais representativas sejam as de Portugal, continental e insular e do período colonial.

bbc_museu_da_presidencia

Museu da Presidência

Exposição tradicional de peças de colecção ligadas aos políticos que chefiaram o Estado português desde 1910 com sistemas interactivos de informação e conhecimento.

pasteis_bbc_planetario

Planetário Calouste Gulbenkian

Inaugurado em 20 de Julho de 1965. No seu interior, recria o céu nocturno e revela os mistérios do cosmo, bem como sobre temas mais específicos, como as constelações ou a Estrela de Belém.

pasteis_bbc_coches_novo

Museu Nacional dos Coches

Coleção única de viaturas de gala e de passeio, dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa a que se acrescentaram veículos da Igreja e de coleções particulares. Permite-se ao visitante a compreensão da evolução técnica e artística dos meios de transporte de tração animal, utilizados pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel.

pasteis_bbc_museu_arqueologia

Museu Nacional de Arqueologia

Fundado em 1893 na ala ocidental do Mosteiro dos Jerónimos, na zona do antigo dormitório dos monges, é o principal centro de investigação arqueológica de Portugal, com peças de todo o país.

bbc_MuseudeArtepopular

Museu de Arte Popular

Inaugurado a 15 de Julho de 1948, o museu tem salas com a coleção permanente e um espaço destinado a exposições temporárias, organizando-se ao longo de cinco salas correspondentes a cinco regiões do país: Entre-Douro-e-Minho; Trás-os-Montes; Algarve; Beiras; Alentejo e Estremadura.

pasteis_bbc_museu_combatente

Museu do Combatente

Além da monumentalidade do Forte do Bom Sucesso , apresentam-se três espaços expositivos permanentes ao ar livre com equipamento relativo aos ramos das Forças Armadas Portuguesas, duas exposições permanentes interiores – “O Combatente Português do Século XX” e a “História da Aviação Militar” e ainda exposições temporárias de pintura, escultura e fotografia.

pasteis_bbc_afonso_de_albuquerque

Praça Afonso de Albuquerque

No centro da praça, uma coluna neomanuelina exibe a sua estátua, com cenas da sua vida esculpidas na base. O monumento foi inaugurado em 3 de Outubro de 1902 como homenagem a Afonso de Albuquerque, governador da Índia entre 1509 e 1515.

pasteis_bbc_praca_do_imperio

Praça do Império

Construído em 1940 por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português, o seu lago central apresenta no exterior os Brasões de Mercê Antiga ou Nova pertencentes ou atribuídos a Navegadores durante o período dos Descobrimentos.

pasteis_bbc_jardim_bortanico_ajuda

Jardim Botânico da Ajuda

Possui uma área de 3,5 ha, divididos por dois tabuleiros com um desnível de 6,8 m entre eles. A arquitectura do Jardim segue os modelos renascentistas em terraços talhados na encosta, tendo três elementos fundamentais, pedra esculpida, plantas e água em fontes e lagos.

pasteis_bbc_jardim_botanico

Jardim Botânico Tropical

O Jardim Botânico Tropical é um Centro do IICT que alia a preservação de colecções de plantas vivas, de uma xiloteca, de um herbário e de colecções zoológicas a projectos de investigação realizados com o Departamento de Ciências Naturais.

pasteis_bbc_museudamarinha

Museu de Marinha

Exposição de armas e fardamentos, instrumentos de navegação e cartas marítimas modelos de Galés, embarcações fluviais e costeiras e navios desde os Descobrimentos até ao século XIX.

Instale a

●●●●●

App

Comece já a sua visita com o nosso guia interactivo em realidade aumentada.

    1. Instale a aplicação LAYAR (gratuita)
    2. Selecione "Search layers" e escreva "BELÉM BAIRRO CULTURAL"
    3. Descubra os HOTSPOTS.

bt-android    bt-apple